Menu

Confira se o AMD Ryzen 5 5600G vale a pena para games

Ryzen 5 5600G é um processador que se coloca como opção de bom custo-benefício para quem quer montar um PC gamer sem gastar muito.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
imagem: AMD divulgação
Ouvir matéria

Ryzen 5 5600G é um processador que se coloca como opção de bom custo-benefício para quem quer montar um PC gamer sem gastar muito. Lançado em abril e equipado com processador de arquitetura de última geração, o hexa-core da AMD se destaca mesmo pela oferta de uma placa gráfica Radeon integrada, que dá conta de rodar games recentes com boa performance, dispensando o investimento em uma placa dedicada.

Na sequência, você conhece melhor a ficha técnica do processador, seu nível de performance e preços no mercado nacional.

  • Ficha técnica AMD Ryzen 5600G:
  • Lançamento: abril de 2021
  • Núcleos/Threads: 6/12
  • Velocidade: 3,9 GHz a 4,4 GHz
  • CacheL3: 16 MB
  • Vídeo integrado: AMD Vega com sete núcleos e até 1.900 MHz
  • TDP: 65 Watts
  • Soquete: AM4

Especificações


O Ryzen 5 5600G é um processador intermediário da AMD que, diferentemente dos Ryzen de alta performance, vem acompanhado de uma Radeon integrada para processamento gráfico. A CPU da AMD tem seis núcleos de processamento, 12 linhas de execução (threads) e trabalha com clock padrão de 3,9 GHz, podendo acelerar a até 4,4 GHz por meio do turbo.

A Radeon que vem embutida no processador é uma GPU de sete núcleos de processamento, capaz de operar a até 1.900 MHz. A placa de vídeo tem capacidade de encarar games recentes em configurações gráficas mais modestas e em resoluções menores.

Na memória RAM, o processador da AMD é compatível com DDR4 e controla até dois pentes simultâneos de 3.200 MHz de velocidade. No que diz respeito a cache, são 16 MB de L3.

imagem: FarCry 5 – divulgação/ubisoft

O grande trunfo do processador em termos de performance é a placa gráfica integrada. Enquanto a CPU entrega desempenho intermediário, a GPU embutida da AMD se mostra suficiente para rodar games recentes e pesados com boa qualidade.

O review do site especializado PCMag, por exemplo, identificou rendimento de 60 FPS usando o processador sem placa dedicada para jogar Far Cry 5 em 720p. Já em Rise of The Tomb Raider, é possível chegar a 90 FPS na resolução HD. Em Full HD, a placa integrada do Ryzen fica em 53 FPS.

Games de enfoque mais competitivo e, em geral, menos intensivos graficamente, como Fortnite ou CS:GO, terão margens ainda melhores. No mesmo teste, Counter Strike pode ser reproduzido a mais de 160 quadros por segundo em Full HD, por exemplo.

Consumo

No que diz respeito à TDP, o processador da AMD registra 65 Watts. O índice está em linha com CPUs intermediárias da marca e da rival Intel e indica um processador que deve operar sem dificuldades usando o cooler Wraith integrado que é vendido em conjunto com a CPU.

Vídeo integrado

Como destacamos anteriormente, a GPU integrada do processador é o maior destaque do produto no mercado. A Radeon Vega usada pela AMD no Ryzen 5 5600G possui sete núcleos de processamento gráfico e pode bater velocidades bem altas de até 1.900 MHz, bastante superiores ao que placas gráficas embutidas no processador geralmente alcançam.

Embora integrada, a Radeon é compatível com as ferramentas e drivers avançados da AMD para Windows, o que também reforça a sua vocação de solução gamer de baixo custo. Baseada na arquitetura Vega da AMD, a placa fica devendo alguns dos recursos mais avançados que marcam presença nas Radeon RX 6000 mais atuais, como a aceleração por ray tracing.

Preço

O Ryzen 5 5600G é bem comum no mercado e você pode encontrá-lo no Brasil por R$ 2.034. A título de comparação, é interessante considerar o custo do Ryzen 7 5700G, produto bem similar, mas com especificações um pouco melhores. É possível encontrá-lo por R$ 2.853 no momento.

Fonte: techtudo

Ver mais

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.