Menu

Como usar um Raspberry Pi para alimentar seus negócios

Por que computadores pequenos e de placa única podem ser o futuro para trabalho inteligente e pequenos escritórios.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
imagem: pixabay

Com a pandemia mudando a forma como estamos trabalhando, a descentralização do emprego está se tornando um desafio importante para todas as empresas.

Escritórios inteligentes

Mesmo que cada fábrica se aproxime do trabalho inteligente apenas como remoting do notebook através de uma VPN, adicionar evolução traz alguns serviços básicos de escritório o mais próximo possível das pessoas. Isso poderia reduzir drasticamente a carga do datacenter e melhorar a experiência de trabalho das pessoas. Um efeito adicional é remover muitas falhas de ponto único da tecnologia de informação e comunicação (TIC) neste cenário.

Em vez de centenas ou milhares de locais de trabalho fora da empresa, é como ter centenas ou milhares de pequenos escritórios/filiais ao redor do mundo. É o que se pode chamar de escritórios inteligentes.

Essa afirmação pode assustar muitos especialistas em TIC por causa da cultura, que associa uma grande máquina (servidor) a cada escritório, mesmo que as vantagens de espalhar recursos de computação sejam claras.

Uma perspectiva diferente

E se você pudesse entregar os serviços de um grande servidor de uma pequena tábua de US$ 50? E se essa pequena placa exigir apenas um cartão SD e uma fonte de alimentação USB comum? Aqui é onde o Raspberry Pi é a solução mais flexível.

As placas de computador Raspberry Pi são computadores de fator de forma muito pequenos executando o Linux. Eles têm um SO entregue e mantido da Raspberry Pi Foundation — o Raspberry Pi OS. Com base no Debian, ele compartilha muitos pacotes de software com as distribuições Linux mais conhecidas. Além disso, muitas placas Raspberry Pi podem executar perfeitamente o servidor Ubuntu mais famoso. Eles incluem processadores ARM, que concedem baixo consumo de energia.

Mas as placas de computador Raspberry Pi são uma grande oportunidade também para pequenas empresas, trazendo toneladas de serviços (de código aberto) a custos acessíveis. Aqui, você tem que considerar os riscos de perda de dados, pois você tem todos os seus serviços em hardware de pequeno porte. Mas a configuração dos procedimentos de backup/restauração certos pode reduzir esses riscos.

Que serviços você pode gerenciar a partir de um Raspberry Pi?

  • Servidor proxy (também capaz de adicionar serviços bloqueador de anúncios)
  • Servidor de e-mail
  • Servidor de impressão
  • Gestão hoteleira
  • Gestão de relações de contato
  • Rede social privada
  • Fórum privado
  • Portal web do Private Git
  • Servidor de monitoramento de rede

Ver mais

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.