Menu

Experimente o FreeDOS em 2022

15 recursos para novos usuários e fãs de longa data deste sistema operacional gratuito.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
imagem: Pixabay

Durante a década de 1980 e até a década de 1990, dos foi o rei da área de trabalho. Não satisfeitos com uma versão proprietária do DOS, programadores em todo o mundo trabalharam juntos para criar uma versão de código aberto do DOS chamada FreeDOS, que se tornou disponível pela primeira vez em 1994. O Projeto FreeDOS continua crescendo em 2021 e além.

Novo no FreeDOS

Você é novo no FreeDOS? Se você gostaria de aprender o básico de como inicializar e executar o FreeDOS, confira estes artigos:

  • Comece com FreeDOS: Parece computação retrô, mas FreeDOS é um SISTEMA OPERACIONAL moderno que você pode usar para fazer as coisas.
  • Como as botas FreeDOS: Saiba como o computador é inicializado e inicia o FreeDOS, desde o power on até o prompt de linha de comando.
  • Configure FreeDOS em texto simples: Saiba como configurar FreeDOS com o arquivo.fdconfig.sys
  • Como navegar freedos com CD e DIR: Armado com apenas dois comandos, e , você pode navegar seu sistema FreeDOS a partir da linha de comando.DIRCD
  • Definir e usar variáveis de ambiente no FreeDOS: As variáveis ambientais são úteis em quase todos os ambientes de linha de comando, incluindo o FreeDOS.

FreeDOS para usuários de Linux

Se você já está familiarizado com a linha de comando Linux, você pode gostar de experimentar esses comandos e programas que criam um ambiente semelhante no FreeDOS:

  • Comandos freeDOS para fãs de Linux: Se você já está familiarizado com a linha de comando Linux, tente esses comandos para ajudar a facilitar o FreeDOS.
  • Edite texto como Emacs em FreeDOS: Se você já está familiarizado com gnu emacs, você deve se sentir em casa no Freemacs.
  • Copiar arquivos entre Linux e FreeDOS: Saiba como transferir arquivos entre uma máquina virtual FreeDOS e um sistema de desktop Linux.
  • Como arquivar arquivos no FreeDOS: Há uma versão do FreeDOS, mas a maneira padrão de arquivar no DOS é Zip e Unzip.tar
  • Use este editor de texto nostálgico no FreeDOS: Reminiscente do Linux ed(1), Edlin é uma alegria de usar quando você quer editar texto à moda antiga.

Usando FreeDOS

Depois de inicializar no FreeDOS, você pode usar essas ótimas ferramentas e aplicativos para trabalhar ou para instalar outros softwares:

  • Como usar o editorde texto FreeDOS : O FreeDOS fornece um editor de texto fácil de usar chamado FreeDOS Edit.
  • Ouça música no FreeDOS: Mplayer é um reprodução de mídia de código aberto geralmente encontrado no Linux, Windows, Mac e DOS.
  • Instale e remova pacotes de software no FreeDOS: Saiba como usar o FDIMPLES, o gerenciador de pacotes FreeDOS, para instalar e remover pacotes no sistema FreeDOS.
  • Por que eu amo programação no FreeDOS com GW-BASIC: BASIC foi a minha entrada na programação do computador. Não escrevi código BÁSICO há anos, mas sempre terei um carinho por BASIC e GW-BASIC.
  • Programa no FreeDOS com Bywater BASIC: Instale o Bywater BASIC no seu sistema FreeDOS e comece a experimentar a programação BASIC.

Ao longo de sua jornada de quase 30 anos, o FreeDOS tentou ser um DOS moderno. Se você quiser saber mais, você pode ler sobre as origens e desenvolvimento do FreeDOS em uma breve história do FreeDOS. Além disso, confira a entrevista de Don Watkins sobre o FreeDOS em Como um estudante universitário fundou um sistema operacional gratuito e de código aberto.

Se você quiser experimentar o FreeDOS, baixe FreeDOS 1.3 RC5, lançado em dezembro de 2021. Esta versão tem uma tonelada de novas mudanças e melhorias, incluindo um kernel e um shell de comando atualizados, novos programas e jogos, melhor suporte internacional e suporte à rede. Baixe FreeDOS 1.3 RC5 no site da FreeDOS.

Ver mais

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.